quinta-feira, 3 de março de 2011

Tricologia

O cabelo (do latim capillus) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo. Há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta, que crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores.


Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.

Cutícula
É a parte mais externa do fio e sua principal função é protegê-lo das agressões externas (sol, chuva, poluição, etc.), agressões mecânicas (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos, etc.). A cutícula do cabelo é formada, inicialmente por uma única camada de células que progressivamente, durante o crescimento capilar, adquire característica imbricada ( aspecto de escamas) sob a microscopia eletrônica.

Córtex
Maior constituinte da fibra capilar, correspondendo a 85-90% da fibra. É responsável por sua resistência mecânica e elasticidade.

Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo, estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio, onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

O pH do cabelo
pH é a medida do equilíbrio ácido/base encontrado na natureza. O pH normal do cabelo humano varia entre 4,5 e 5,5 (ligeiramente ácido). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.