quinta-feira, 17 de março de 2011

Ativos utilizados em coloração

Hidróxido de Amônio, Amônia, Amoníaco: agente alcalinizante utilizado em tinturas permanentes responsável pela abertura da cutícula, possibilita a entrada dos pigmentos artificiais e do agente oxidante no interior do fio.

Monoetanolamina, MEA, ETA: agente alcalinizante utilizado em tinturas permanentes responsável pela abertura da cutícula, possibilita a entrada dos pigmentos artificiais e do agente oxidante no córtex. Pode ser utilizado no lugar da Amônia ou em conjunto com a mesma. Obs.: Normalmente está presente em tintas que dizem que não utilizam Amônia, no entanto estes produtos contém a Monoetanolamina que atua da mesma maneira que a Amônia.

Peróxido de Hidrogênio: agente oxidante utilizado em Cremes Oxidantes ou OX responsável pela fixação dos pigmentos artificiais no córtex e pela descoloração dos pigmentos naturais presentes no cabelo.

Pigmentos Permanentes: pigmentos artificiais utilizados em tinturas permanentes são os agentes formadores da cor artificial no cabelo quando na presença do agente alcalinizante (Hidróxido de Amônio/Amônia ou Monoetanolamina) e na presença do agente oxidante (Peróxido de Hidrogênio). Exemplos de pigmentos permanentes: p-fenilenodiamino, m-aminofenol, resorcinol, 4-amino 2-hidroxitolueno.

Pigmentos Semipermantes: pigmentos utilizados em tinturas semipermanentes, são considerados pigmentos diretos não necessitam de agente oxidante e agente alcalinizante para formar a cor do cabelo. São moléculas pequenas sendo assim são fixadas nas cutículas e no córtex. As tinturas semipermanentes não fornecem clareamento aos cabelos. Exemplos de pigmentos semipermanentes: 4-nitro o-fenilenodiamino; 2-amino 5-nitrofenol 1-amino 4-metil amino antraquinona.

Pigmentos Temporários: pigmentos utilizados em tinturas temporárias, não necessitam de agente oxidante e agente alcalinizante para formar a cor no cabelo. São fixados na cutícula do cabelo. Exemplos de pigmentos temporários: Amarelo CI 13065, Vermelho CI 16250, Azul Básico CI 42140.

Sais Metálicos: são utilizados em tinturas progressivas e atuam depositando os sais metálicos no cabelo. Os metais são incompatíveis com o agente oxidante (Peróxido de Hidrogênio) utilizado nas tinturas permanentes e também são incompatíveis com produtos de relaxamento e alisamento, podendo causar danos no cabelo como quebra e queda. Exemplo de sais metálicos: Nitrato de Chumbo, Acetato de Chumbo, Nitrato de Prata.

2 comentários:

  1. Olá! Estava "pesquisando" na Net, e encontrei seu blog. Parabéns! É um blog muito bom, completo! Sabe, tenho uma dúvida: Passo henê a muito tempo, mas há uns meses, (3 mais ou menos), não passei mais. O que gostaria de saber é se posso passar o Dekap Collor nos cabelos, para agilizar o processo de retirada do henê. Teria algum dano em passar o Dekap Collor?


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gê! Obrigado pelos elogios, com certeza vai ocasionar danos como quebra o henê contem muito metal, que em encontro com um descolorante seja qual for. Mas você pode estar fazendo um teste de mecha pra ver se o seu cabelo resistirá.

    ResponderExcluir